Retrato do Quarto como Casa (Díptico) / Portrait of a Bedroom as a House
2011
Objeto fotográfico / Photographed object
50 cm x 45 cm x 3 cm
Fotografias montada em madeira com textos gravados a laser e escritos a mão.
Retrato do Quarto como Casa apresenta-se em 2 fotografias perfuradas com textos inscritos na moldura. Mostra-nos os dois quartos que a artista habitou nos 2 meses seguintes ao nascimento de sua filha, um deles na casa da sua mãe e o outro na casa de seu pai. As fotografias acompanham uma legenda de nomeia espaços da casa (sala, banheiro, área de serviço…) e estados corporais (sono e vigília).
A obra flagra o espaço íntimo em estado bruto e materializa o estado de espírito vivenciado na clausura que se sustenta de um vazio prenhe do que é novo, a presença de uma nova vida.
A obra foi exibida em 2018, na exposição Woman Ficction – Um teto todo seu, na Galeria AM, em Belo Horizonte, juntamente com 3 mulheres artistas Paula Huven, Leonora Weissmann e Rosa Maria Unda Souki, sob a curadoria de Emmanuelle Grossi.
Este díptico compõe uma série de trabalhos realizados entre 2009 e 2011, criados em paralelo à escrita da dissertação do Mestrado na Escola de Belas Artes da UFMG que investigou a relação entre a arte feminista dos anos 1970 e o Dicionário do Lar, editado no Brasil nas décadas de 1950-60.
AMÉLIA, Sylvia. Mulheres, Arte e Domesticidade: entre a Arte Feminina e o Dicionário do Lar, 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de BelasArtes, 2011 Orientadora: Mabe Bethônico.