About / Sobre

Sylvia Amélia editado

Foto: Mayara Laila, 2019

Sylvia Amélia, 1976, nasceu em Belo Horizonte, MG, Brasil. Desenha desde criança e aos 19 anos herda a tesoura de costura da mãe com a qual executa seus primeiros trabalhos em recorte de papel. Em 1996 ingressa no curso de Educação Artística, na Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Entre 1995 e 2013 lança-se em uma pesquisa experimental em Histórias em Quadrinhos. Publica sua primeira HQ aos 19 anos, Passeio Noturno, uma adaptação do conto de Rubens Fonseca roteirizada pelo jornalista Pablo Pires. Ao longo de 18 anos publica na Revista Graffiti 76% quadrinhos (BH, BRASIL) 12 histórias assinadas sob diversos pseudônimos, entre eles SANS, S.A. e Silviamelia. Sua produção quadrinística destaca-se por constante variação estilística e técnica, a cada história, sempre a tensionar os limites entre as artes visuais e as artes sequenciais. A pesquisa das relações entre o texto e a imagem, uma tônica na pesquisa da artista, será observada inicialmente nestas produções gráficas, além do diálogo com a literatura, em parcerias com escritoras, e na livre adaptação de textos literários e poesia para a H.Q.

Em 1997, após ter cursado um workshop de Cinema de Animação ministrado por Abi-Feijó (Portugal) e Raimund Krumme (Alemanha), trabalha como arte finalista no filme “Castelos de Vento”, de Tânia Anaya, e em alguns filmes para a televisão. O interesse narrativo é despertado no desenvolvimento desta frente de trabalho com animação stop motion.

Também em 1997 inicia o trabalho como arquivista e assistente fotográfico da fotógrafa Solange Souza, em um estágio no arquivo no Departamento de Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. Esta experiência será fundamental para o desenvolvimento de práticas relacionadas a catalogação e indexação de informações, em processos de tombamento urbano, e manejo de fotografia e negativo fotográfico.  Para a artista, conhecer e estar sensível à arquitetura da cidade, à paisagem e a gráfica urbana, na observação dos processos de modificação, apagamento e proteção arquitetônica de BH, irá repercutir na criação de diversas intervenções artísticas no espaço público. Passa dois anos arquivando e registrando imóveis tombados protegidos pelo Patrimônio Histórico Municipal e organiza o acervo de fotos e negativos do Departamento, nesta época dirigido pela historiadora Michelle Abreu Arroyo.  

Em 1998 a artista ministra uma oficina de artes gráficas para crianças no Centro de Atendimento Comunitário São Francisco, em Belo Horizonte e desta forma, inicia um percurso contínuo como professora de Arte para crianças, jovens e adultos, em comunidades rurais e urbanas, em projetos culturais, sociais e educacionais, sempre no ensino informal. Trabalha também com a produção trabalhos sob demanda em artes gráficas e ilustração de livros. É nessa época que Sylvia Amélia começa a escrever caligraficamente à tesoura, sobre papel e vinil adesivo, material amplamente utilizado na comunicação visual urbana.

A sua primeira participação em exposição coletiva acontece na mostra Palavra . Tempo . Memória em 2002, realizada na galeria da Biblioteca Estadual Luis de Bessa. Influenciada pela literatura da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, a artista cria o trabalho Sucata do Discurso, um dispositivo de intervenção artística pensado especificamente para a Biblioteca. A obra se utiliza de um container de entulho, colocado do lado externo da Biblioteca, onde ela deposita letras caixa recolhidas da paisagem gráfica da cidade, e produz uma zona de indeterminação entre arte e não-arte, com o uso de textos e outros documentos expostos dentro do prédio. A partir de então, mobilizada e interessada em questões relativas ao espaço público, a memória urbana e as relações entre texto e imagem, a artista passa a realizar obras de caráter efêmero e interventivo, o que caracteriza sua primeira fase como pesquisadora e artista visual, em paralelo ao percurso docente.

Ao ingressar, em 2002 no curso de especialização em Arte Contemporânea na Escola Guignard/UEMG, a artista realiza inúmeras ações e situações em espaços públicos – Envie Meu Dicionário; Palavras Volantes; Cifras; entre outras. Entre 2003 e 2007 desenvolve a série Inventário do Sob: pesquisa arqueológico-poética sobre palavras escritas e apagadas nas calçadas do centro de Belo Horizonte, e realiza a sua primeira exposição solo – Cartografia do Chão – no Palácio das Artes, em 2007.  

Entre 2009 e 2012 compõe o grupo de professores/artistas da Oi Kabum – Escola de Arte e Tecnologia, em Belo Horizonte, desenvolvendo uma série de proposições artísticas com os jovens estudantes e criando metodologias para o ensino de História da Arte e Tecnologia.

Em 2007 é contemplada pelo prêmio do 29º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte / Bolsa Pampulha, do Museu de Arte da Pampulha e realiza no ano seguinte uma grande ação interventiva no entorno do Parque Municipal de Belo Horizonte, o Plano de Retomada, 2008, obra envolvendo ciclistas e um mecanismo “lança tinta” para a demarcação da área inicial do parque central da cidade. A ação deu origem a um vídeo com três pontos de vista da retomada simbólica das áreas do parque, projetado pela Comissão Construtora da Nova capital de Belo Horizonte.

A partir de 2009, com o advento de uma gravidez não planejada e com o ingresso no Mestrado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, a artista desloca seu interesse do espaço público para o espaço doméstico e privado, sob a condição da maternidade. Por questões existenciais, a rua e a cidade tomam uma posição secundária na vida da artista. Em 2011 conclui a escrita e defende a dissertação Mulheres, Arte e Domesticidade: Entre a Arte Feminista e o Dicionário do Lar, orientada pela artista Mabe Bethônico. Finaliza alguns trabalhos sobre a condição feminina no pós-parto e a maternidade: Quando Pedra nasceu Feijão; Retrato do Quarto como Casa; Eu, Comida.

Em 2012 recebe junto com a artista Rosa Maria Unda Souki, o Prêmio MicroProjetos da FUNARTE/ MINC e coordena, juntamente com ela, o projeto Memória da Casa – de Dentro e de Fora, na orientação de 18 jovens artistas em uma residência e acompanhamento crítico no Espaço Experimental de Arte (EXA), que culmina em duas exposições e na publicação de catálogo das obras produzidas

Em 2014 ingressa como professora efetiva na Universidade Federal de Minas Gerais, no colégio de aplicação Centro Pedagógico da Educação Básica da UFMG. Leciona Artes Visuais / Audiovisuais para crianças, abrangendo o público da região metropolitana de Belo Horizonte. Desenvolve na universidade pesquisas sobre a Confluência das Artes, Metodologias de Ensino de Arte para crianças, Formação de Professores/as da Educação Básica em Arte e a condição do/a professor/a – artista no século XXI.

Em 2015, a artista inicia a escrita de seu primeiro livro monográfico: Manuscorte. A obra é uma narrativa de imagens escritas à tesoura, que sintetiza a pesquisa de mais de duas décadas com o recorte e a escrita. Criado e editado de modo independente entre 2015 e 2019, o livro de artista se situa entre as artes visuais e a poesia visual. 

Em 2019 realiza a individual Entre a Palavra e o Ruído Não Existe Antes Nem Depois na AM Galeria, em Belo Horizonte, com a curadoria de Emmanuelle Grossi. A exposição foi aberta com a performance danço-sonora, de mesmo nome da exposição, criada a partir do livro MANUSCORTE.

A performance se baseou na leitura pré-gravada do livro (Sylvia Amélia), remixada e manipulada digitalmente (Miguel Javaral), com o som de tesouras  tocadas ao vivo (Henrique Iwao), ao ruído das chapas de impressão gráfica – utilizadas na confecção do livro – penduradas no espaço e tocadas (Dorothé Depeauw), e cujo som era captado e retransmitido para o espaço (Paulo Dantas), e servia de estímulo sonoro para movimentos de dança (Marlaina Roriz). As fronteiras entre o ler e ver, exploradas pelo livro em papel se amplificam para o campo do corpo, do som e do gesto. Os registros videográficos foram realizados por Bruno Vasconcelos e Luiza Alcântara.

Em seus trabalhos, Sylvia Amélia constrói elos entre o texto, imagem e contexto em que a obra se insere, indaga sobre os rastros de tempo e de espaço, com interesse em representações cartográficas e na paisagem, orientada pelo pensamento do recorte, uma verdade que possa ser encontrada na observação e na “escuta” das coisas dos lugares, das pessoas e dos objetos do mundo.

 

A artista é representada em Belo Horizonte pela AM Galeria, e em São Paulo pela AM Escritório de Arte. http://amgaleria.com.br/am-galeria/

e-mail: sylviamelia@gmail.com

INSTAGRAM: @selvaamerica

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Sylvia Amélia é artista visual e professora efetiva de Artes Visuais & Audiovisuais do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG.

FORMAÇÃO

2009 – 2011         Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem _ Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Título: Mulheres, Arte e Domesticidade: entre a Arte Feminista e o Dicionário do Lar. Orientadora: Prof. Dra. Mabe Bethônico.

LINK:  http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/JSSS-8ZBMUW

2003 – 2004           Pós – graduação Lacto Senso Arte e Contemporaneidade – Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG. Título da monografia :Arte como Prática de Atuação no Espaço Público Urbano. Orientadora: Laura Belém.

1998 – Curso de Aperfeiçoamento : Memória e Cinema – Imagens de Minas. Pesquisa e seminários relativos à memória cinematográfica de Minas Gerais. Curso prático e teórico para a produção de vídeos com o acervo cinematográfico da Escola de Belas Artes – UFMG / FAPEMIG. De 18 de maio a 15 de dezembro de 1998. Carga horária: Trezentos e cinquenta (320) horas/aula.

1997 – 2001      Licenciatura plena em educação artística e habilitação em artes plásticas pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG.

INDIVIDUAIS

  • Montanhas Subtraídas. Jardins do Museu Histórico Abílio Barreto. De 13 dezembro de 2020 a 14 de abril de 2021– Museu Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte, MG.
  • Entre a Palavra e o Ruído não Existe antes nem Depois. De 5 a 31 de outubro de 2019. AM Galeria. Belo Horizonte, MG.
  • Inventário do Sob. De 6 de outubro a 21 de Fevereiro de 2019. Memorial Minas Gerais Vale. Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Inéditos e Guardados. De 30 de maio a 30 de junho de 2012. Galeria BDMG Cultural, Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Plano de Retomada. Intervenção no entorno do Parque Municipal Américo Renê Giannetti – 13 de dezembro de 2008. Bolsa Pampulha 2007/2008
  •  Cartografia do Chão – Palácio das Artes, Belo Horizonte, Minas Gerais. De 10 a 31 de maio de 2007. Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • III Mostra do programa de Exposições 2005, Centro Cultural São Paulo, São Paulo.

COLETIVAS

  • GRÁFICO GRAFIA – De 12 de dezembro de 2020 a 28 de novembro de 2021. Curadoria: Carlos M Teixeira e Marconi Drummond.
  • ALÉM DO TRAÇO – De 07/11 a 06/12 de 2020. ORGANIZAÇÃO: Bruno Faria. MAMA CADELA, Belo Horizonte, MG.
  • COMO UMA QUILHA CORTA AS ONDAS – Outubro, 2018. Curadoria Emmanuelle Grossi. Casa Azeitona, Belo Horizonte, MG.
  • CARTOGRAFIA IMAGINÁRIA – A Cidade e Suas Escritas. Curadoria Marconi Drummond e Maurício Meirelles. De 12 de maio a 8 de julho de 2018. SESC PALLADIUM, Belo Horizonte, MG.
  • WOMAN AND FICTION – Um teto todo seu. Curadoria Emmanuelle Grossi. De 05 a 15 de maio de 2018. Galeria AM. Belo Horizonte. MG.
  • Quarta de Improviso – QI especial #102.  Curadoria Henrique Iwao e Mathias Koole. Galeria Mama/Cadela, dia 17 de março de 2018. Belo Horizonte, MG.
  • A Vastidão dos Mapas – A Arte Contemporânea em Diálogo com Mapas da Coleção Santander. Curadoria de Agnaldo Farias. De 15 de junho a 15 de setembro de 2018.  Museu Universitário de Arte – MUnA. 
  • A Vastidão dos Mapas – A Arte Contemporânea em Diálogo com Mapas da Coleção Santander. Curadoria de Agnaldo Farias. De 20 de março a 21 de maio de 2018.  Palacete das Artes, Salvador.
  • A Vastidão dos Mapas – A Arte Contemporânea em Diálogo com Mapas da Coleção Santander. Curadoria de Agnaldo Farias. De 31 de maio a 06 de agosto de 2017. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR.
  • Infinito Desejo – Ação performática com Rosa Maria Unda Souki. Zona Last, 16 de março de 2017.
  • Exposição Mapas, Cartas, Guias & postulados. Curadoria de Agnaldo Farias. de 9 de maio a 30 de junho de 2016. Sala de Arte Santander – São Paulo, SP.
  • Exposição Afluente. Curadoria Emmanuelle Grossi – Galeria Mama/Cadela – de 15 de dezembro a 16 de janeiro de 2016. Belo Horizonte, MG.
  • Carrollsday. Memorial Minas Gerais Vale, 4 de julho de 2015 – Ação e intervenção  na fachada do edifício, na Praça da Liberdade. Belo Horizonte, MG.
  • Exposição Ruína e Reconstrução. Curadoria Emmanuelle Grossi – Dia 24 e 25 de outubro de 2015. Belo Horizonte, MG.
  • Papel – Projeto Boletim ou Shortcuts#1. Galeria AM. De 5 a 14 de maio de 2014, Belo Horizonte, M.G.
  • Fluctuantes. Intervenção no Lago dos Barcos no Parque Municipal de Belo Horizonte.  14 de setembro de 2012. Noite Branca, M.G.
  • Paisagem. Galeria AM Horizonte. De 9 de maio a 8 de junho de 2012, São Paulo, S.P.
  •  Em Torno de Butor : Imagens e palavras. Espaço Centoequatro, Praça da Estação, 104. Belo Horizonte – MG. De 21 a 26 de outubro de 2011.
  • 4 Miradas. Exposição de fotografia. Galeria Plug Minas – out /2010, Belo Horizonte, MG.
  • Exposição de Verão _ Galeria Silvia Cintra _ janeiro de 2009, Rio de janeiro, RJ.
  • Artes Mídia em Código Aberto – Museu Universitário de Arte, Uberlândia, M.G. Residência artística, curadoria colaborativa e exposição. Jul/2009.
  • Exposição Preparatória – Museu de Arte da Pampulha – De 8 de novembro a 26 de fevereiro de 2009. Curadoria Marconi Drummond . Belo Horizonte, MG.
  • Turistas Volver – Galeria Carminha Macedo / Belo Horizonte, Minas Gerais.  De 2 a 28 de junho de 2008. Curadoria Luiza Duarte.
  • 5ª KAZA VAZIA – Intervenções e performances no Mercado Novo e no Parque Municipal de Belo Horizonte.  22, 23 e 24 de fevereiro de 2008.
  • Cartografias do Sentido. Antropologia urbana, derivas e mecanismos de memória no hipercentro de Belo Horizonte. De 10 a 30 de março de 2006. Centro Cultural da UFMG – Belo Horizonte, MG.
  •  Mostra Comida de Buteco / Arte no Banheiro. Local: Café Palhares. Maio de 2006. Belo Horizonte, MG.
  • Mostra ARTE NO ÔNIBUS, exibição de trabalhos de 12 artistas dentro dos ônibus urbanos. De agosto a setembro de 2005. Belo Horizonte, M.G.
  • I Mostra do programa de Exposições 2005, Centro Cultural São Paulo, S.P.
  • 2ª Zona de Ocupação Cultural, Centro Cultural Belo Horizonte. Ago/2003.
  • Coletiva PALAVRA TEMPO MEMÓRIA na Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa. Nov/ 2002. Belo Horizonte, MG.

PUBLICAÇÕES (destaques)

  • Artigo  O Corpo entre a Arte e o Dicionário do Lar , apresentado no  13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11: Transformações, conexões, Deslocamentos – Universidade Federal de Santa Catarina Agosto de 2017.
  • Artigo Manuscorte ou um modo de extrair a palavra da imagem, apresentado no Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem / VI Jornada Intermídia 2007. FALE/ UFMG.
  • Revista NUVEM – Enciclopédia das artes gráficas. Curadoria Fernanda Goulard. Escola de Belas Artes/ UFMG – 2017.
  • Jornal Estado de Minas – Caderno Pensar , 12 de fevereiro de 2016.
  • Nosso Jornal – Folha Comunitária de Abaeté, julho/agosto de 2014.
  • Cadernos Temáticos Juventude Brasileira e Ensino Médio – Capítulo: “Propostas de Rodas de Diálogo: Atividades e oficinas” em parceria com outros autores. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
  • Revista LEV/ Laboratório de Experiências e Vivencias e Estético-Sensoriais no âmbito da arte, da cultura e da educação – Artigo: Cartografias Cotidianas”, organizada por Benedikt Wiertz. Belo Horizonte, 2014.
  • GUIA MORADOR Belo Horizonte – Capítulo PASSEIO. Belo Horizonte: Editora Piseagrama, 2013.
  • Entre 1996 e 2012 produziu Histórias em Quadrinhos de autor, publicadas em 11 números da premiada revista Graffiti, 76% quadrinhos, Belo Horizonte, M.G.

PRÊMIOS

  • Finalista do Prêmio Educador Nota 10 , 2016 – Fundação Victor Civita – SP.
  • Prêmio Microprojetos Rio São Francisco, agosto de 2012. Edital Mais Cultura –  Funarte, Ministério da Cultura, Brasil.
  • 29º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte / Projeto Bolsa Pampulha – 2007/2008 – Museu de Arte de Pampulha.

PROJETOS FINANCIADOS

CURADORIAS

  • Curadoria exposição memorialística CP 65 anos. De 15 de junho a 30 de agosto de 2019. Galeria da Biblioteca Central da UFMG. Belo Horizonte.
  • Co-curadoria da Exposição Memória da Casa: de dentro e de fora, realizado em parceria com a artista Rosa Maria Unda Souki. Coordenação de laboratório artístico orientado, publicação, premiação e de exposição de 18 jovens artistas. EXA – Espaço experimental de Arte – De 19 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013. Belo Horizonte, M.G. – Prêmio Funarte Micro Projetos do São Francisco 2012, Ministério da Cultura.
  • Co-curadoria da Mostra 2012 Oi kabum BH. De 17 de julho a 10 de agosto Plug Minas, Belo Horizonte, MG.
  •  Co-curadoria da exposição 4 Miradas. Galeria Plug Minas – outubro de 2010, Belo Horizonte, MG.
  • Co- curadoria da exposição Artes Mídia em Código Aberto, Julho de 2009 – MUnA, Uberlândia, M.G.
  • Curadoria da exposição Cartografias do Sentido. Antropologia urbana, derivas e mecanismos de memória no hipercentro de Belo Horizonte. De 10 a 30 de março de 2006. Centro Cultural da UFMG – Belo Horizonte, MG.

EDUCAÇÃO (seleção de cursos ministrados)

2019  Workshop Escrever é Abrir Buracos. Oficina em comemoração ao Dia Nacional da Alfabetização. Centro Cultural Banco do Brasil ( BH). 24 de novembro – 3h/curso. 

2016  Workshop  Processos de Criação entre Ler e Ver, que integrou o evento “Escrituras sem-fim: Fusões entre palavra e imagem” no SESC Palladium. De 18 e 19 de agosto de 2016,  12 hs/ aula. Belo Horizonte, MG.

2016   Orientadora de jovens do projeto Mídia Tática, para ações e intervenções na cidade de Belo Horizonte. Produção  EXA – Espaço Experimental de Arte e Oficina de Imagens. De 18 de junho a 23 de julho. Belo Horizonte, MG.

2015     Cadernos Preparados – Laboratório gráfico experimental para criação de processos de edição de cadernos e livros de exemplares únicos. Ministrado com Maria Fernanda Moreira. Espaço Ystitingue, organização 4 y 25 – B.H.

2013     Laboratório de experiências e vivências estético-sensoriais no âmbito da arte e da cultura. Ministrou dois curso de Arte contemporânea intitulados “Cartografias Cotidianas” e “Massas, corpos e Pensamentos”  em 4 cidades do interior de Minas: S.Pedro dos Ferros, Dionísio, Dores do Indaiá, Abaeté. 25 hs semanais – Projeto de Extensão da Escola Guignard,  UEMG patrocinado pela Acelor Mital.

2009 – 2012    Ministrou disciplina de História da Arte e Tecnologia. Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum!  – Instituto Oi Futuro / Plug in Minas / Associação Imagem Comunitária _AIC – 25 horas semanais para jovens de 16 a 25 anos.

2008   Oficina Imagem textual, texto visual – Prática e teoria na experimentação de texto e imagem – SPA das ARTES de Recife/PE.  De 8 a 12 de setembro. 25 horas/curso. Público alvo: Jovens universitários dos cursos de arquitetura, designer, artes plásticas, comunicação e turismo.

2008     Oficina O jogo e a cidade – apropriação urbana e criação de jogos de tabuleiro a partir da cidade de Ouro Preto – ARTE HOJE / Fundação de Arte de Ouro preto. De 21 a 25 de janeiro. 25 horas/ curso. Público alvo: Crianças de 6 a 12 anos.

2008     Oficina de artes plásticas para crianças de 5 a 12 anos.  Programa  ARTE  E CULTURA da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. 2º semestre de 2007. 4hs semanais em 5 meses.

2007      Oficina Imagem/texto nas artes visuais – Rede Funarte  /  Ministério da Cultura / Governo Federal. Centro Cultural Adonias Filho – Público alvo: adultos artistas plásticos, atores, bailarinos e professores de Itabuna, Bahia. 20 horas/curso. De 12 a 17 de dezembro.

2007       Oficina de artes plásticas para jovens de 15 a 17 anos. Programa de Agente Jovem da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. 2º semestre de 2007. 3hs semanais em 5 meses.

BOLSAS DE PESQUISA

2012    Estágio docência na disciplina Atelier de Desenho II e III, sob a supervisão da Professora Mabe Bethônico. Curso de graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFMG. 1o Semestre. Carga horária: Sessenta (60) horas/aula.

2010 – 2011   Bolsa da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Programa BPT (Bolsa para todos).

1999 – 2001 Estágio em fotografia e arquivo no Departamento de Memória e Patrimônio Histórico Urbano. Secretaria Municipal de Cultura/SMC. Prefeitura de Belo Horizonte. Vinte (20) horas semanais.

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Currículo Lattes : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4424483U6

ORCID : https://orcid.org/0000-0001-5712-1143