PLANO DE RETOMADA, 2008

Rastro de bicicleta

Plano de Retomada
2008
Intervenção artística urbana
16 ciclistas, 16 mecanismos lança-tinta e tinta verde

Plano de retomada é uma obra de arte colaborativa de intervenção urbana, criada e organizada pela artista e realizada nas áreas de entorno do Parque Municipal René Gianetti, o “Central Park” de Belo Horizonte. A ação propôs a retomada simbólica das áreas desmembradas e subtraídas do Parque, hoje três vezes menor do que seu  planejamento em 1897.

LD_largada8

Plano de Retomada aconteceu com a participação voluntária de  16 ciclistas que executaram a demarcação com tinta verde no chão, da área inicialmente prevista para o parque. A marcação foi por meio de um lança tintas acoplado à bicicleta e ao corpo do ciclista. A tinta utilizada foi à base de água, uma condição do orgão municipal responsável pelas ruas, da prefeitura de Belo Horizonte.

Lanca_Tintas_Como_Montar_final

Frontal_bicicletas

LD_acao_rastros1

Neste trabalho, a história dos limites do parque serviu como ponto de partida e motivação para a elaboração da ação. Arte como mobilização, arte como participação colaborativa, arte a repensar os espaços da cidade sob a perspectiva histórica.

  LD_acao_rastros2       LD_acao_rastros4

Rastros_bicicletas

Do ponto de vista plástico e visual, o trabalho produziu um desenho grafado na superfície das ruas e assinalado no espaço, pelo corpo dos ciclistas em movimento. O rastro deixado marcou a passagem do tempo, atualizando a história do que restou do parque.

rastros

Circuito_retomada

O circuito realizado foi: Viaduto de Santa Tereza – Av Assis Chateaubriand – Av Francisco Sales – Viaduto de Santa Efigênia – Avenida Alfredo Balena – Av. Carandaí – Av Afonso Pena – Chegada na entrada do Parque Municipal – Finalização na praça do quiosque, dentro do parque.

Planta_Aaraoreis

A ação foi registrada do ponto de vista aéreo e do ponto dos ciclistas, e foi o material de origem para a montagem do vídeo homônimo da intervenção.

BrunaBrandao-6441 Vista do vídeo ao centro, no totem de madeira, exibido na Exposição Cartografia Imaginária, 2018. Curadoria Marconi Drummond e Maurício Meirelles
SESC PALLADIUM, BH

plano_de_retomada_JANELAS-6

plano_de_retomada_QUADRO_2-1     plano_de_retomada_QUADRO_2-2

Plano de Retomada
Vídeo, 2008 – 2018  (Tríptico)
60 min. cor. loop. s/ som
Fotografia – Clarice Campolina, Bernard Belisário, Bruno Vasconcelos
Montagem – Sylvia Amélia

Créditos: 
Obra subsidiada pelo Museu de Arte da Pampulha – 2008, e realizada durante o Bolsa Pampulha, 2007 – 2008.

Invenção e desenvolvimento do Lança-tintas: Sylvia Amélia
Ciclistas: Vinícius Mundim, Silvia Herval, Lorenzo Natale, Tauanne Dias, Marcelo Terça-Nada, Paula Alvares, Eurico Fernandes, Edinho Ramos, Luciano Irrthum, Juliana Viana, Geraldo Belvino, Marcelo Belvino, Humberto Guerra, Vinícius Moura, Sylvia Amélia.
Construção do Lança-tintas:Humberto Mundim, Lucas Dupin, Ivie Zapellini, Marc David, Paulo Nazareth, Aline Midori, Tales Bedeschi, Hernani Mendes, Andrea Prates, Maíra das Neves, Ariel Ferreira, Silvia Herval, Alexia Mello, Pedro Marra, Luciana Campos, Daniela Eugênia, Bruno Vasconcelos.

Fotografias: Miguel Aun, Lucas Dupin, Milene Migliano.